Significado do nome José


Significa Deus acrescenta e indica uma pessoa sensível, confiante e generosa, que sofre com os problemas alheios. É muito conciliador e conserva o autocontrole mesmo nas piores situações.

(significado e origem do nome José já foi acessado por 5721 pessoas)




Significado do nome José

José é um nome do gênero masculino e que pode ser considerado como um dos nomes mais comuns e populares para homens no Brasil e também em outros países. Em termos de significados, ele pode ser traduzido como “aquele que acrescenta”, “acréscimo do Senhor” ou “Deus multiplica”.

Esta versão do nome acabou tendo origem no hebraico Yosef, que quer dizer “Ele acrescentará”, referindo-se a Deus. Acabou se tornando um dos nomes mais comuns entre os judeus da Idade Média, mas no início era considerado pouco comum entre a população cristã. Se tornou mais popular na Espanha e também na Itália, no período mais ao final da Idade Média. 

O nome aparece bastante nos textos bíblicos e sagados, sendo que pelo menos três personagens bíblicos aparecem utilizando este nome: o primeiro deles é mencionado no Antigo Testamento como o décimo primeiro filho de Jacó e Raquel, que mais tarde ficou conhecido como José do Egito. Os outros dois são José de Nazeré e José de Arimatéia. 

Personalidade das pessoas que se chamam José

Os meninos que são batizados com o nome de José, nos seus primeiros anos de vida, costumam ter uma personalidade calma e tranquila. Com isso, ele pode ser considerado como uma criança muito tranquila de se cuidar, não apenas com os seus pais, mas com outras pessoas também. Eles também costumam se adaptar facilmente as mudanças que podem acontecer no seu dia a dia. 

Já depois de adultos, alguma das principais qualidades dos homens que se chamam de José são a honestidade e também a lealdade? Além disso, eles costumam ser vistos como pessoas metódicas, o que pode acabar se tornando muito interessante no ambiente de trabalho, mas que pode ter problemas de relacionamento com outras pessoas ao seu redor.



Comentários (47)

jose ricardo comentou:

muito bom saber o que meu nome representa e justamente o que eu sou na minha vida cotidiana .

Fabiola comentou:

meu marido é josé e é bem assim td isso que esta escrito mesmo

José Fcº Silvestre comentou:

Mesmo suspeito p/ comentar, quero registrar meu aplauso a esse espaço tão interessante. As caractetrísticas de meu 1º nome( JOSÉ) bateram todas! Entre todas elas me orgulho de ser" conciliador". Consultando outra página, há tempos, constava o dom de ser de ser um"pacificador nato"; outro predicado que me agrada muito e são, realmente, minhas ações de toda vida. Parabés pela página! Grato.

daiane comentou:

o nome significa uma coisa, mais isso não quer dizer que a pessoa vai ter as qualidades que o nome significa.

Jose samilton comentou:

Bom sobre o nome de jose samilton e fatastico, mas ha um detalhe nas realizacoes requer muito esforco e dedicasao no seu desafio, no caso parti ***** lar sou preceverate, corajoso e juizado e sempre consigo o que quero.

VICENTE FRANCISCO DA SILVA comentou:

CONHEÇO UM ZZZÉ OLHA O QUE MAIS FALTA NELE É AUTOCONTROLE... E TUDO QUE ESTA ESCRITO AI NADA TEM A VER COM ELE...

José Emanuel da Silva Pinto comentou:

Gostei saber que me mantenho igual para igual com qualquer pessoa em quaisquer competições. Não me sinto ser melhor nem pior que ninguém, é uma pessoa aberta as idéias. Não gosta de ficar parado, pois tem grande agilidade mental e física.

JOSÉ Rezende Filho comentou:

Achei o significado maravilhoso, só não condis com minha personalidade. Estou muito longe de ser"DEUS" , quanto as
outras qualidades, creio que me caem bem.

jose carlos comentou:

O meu também é José, e me chamam as vezes de zé, então quer dizer que só tenho meio autocontrole, rsrs.

josefa comentou:

o nome de meu filho é josé um presente de Deus em minha vida