Significado do nome Silva


Do latim silva (selva, mata, floresta); o sobrenome se refere a habitante que vivia junto aos bosques ou que deles vivia, extraindo lenha, madeira e outras riquezas comercializáveis. Pode indicar também o culto às divindades dos bosques, tradição pagã ainda em vigor nos séculos VIII-XI (embora fortemente combatida pelo cristianismo) segundo a qual a selva emanava energia e fluídos transcendentais por intervenção dos deuses da natureza e da deusa Silva.

(significado e origem do nome Silva já foi acessado por 2809 pessoas)




Significado do nome Silva

Silva é um nome do gênero masculino, que na verdade acabou se tornando um dos sobrenomes mais populares do Brasil. Mas não é raro encontrar pessoas que são registradas como Silva também em seu primeiro nome. Pode ser traduzido como "floresta", "selva" ou "bosque".

O sobrenome acabou se tornando muito utilizado no Brasil porque também era muito popular em Portugal. A origem dele é o latim silva, que significa “floresta”, “mata” ou “selva”. Existem outros países da Europa que também costumam utilizar o nome Silva com uma certa frequência, tias como Espanha e Itália.

De acordo com os estudos que foram feitos com relação as primeiras pessoas que adotaram o nome Silva, elas teriam vivido nas proximidades da Torre e Honra de Silva, junto a Calença, atual cidade portuguesa de Valença. Acredita-se que o sobrenome Silva teria surgido antes mesmo da criação da nação portuguesa.

Personalidade das pessoas que se chamam Silva

No primeiro momento, os meninos que são batizados com o nome Silva, ou que possuem este nome em seu sobrenome, costumam ter uma personalidade um tanto quanto difícil. Eles também gostam de se sentir próximos aos humanos, e estão sempre buscando formas de ajudar as pessoas.

Depois de adultos, os homens que se utilizam deste nome costumam gostar muito de demonstrar afeto por todos que estão ao seu redor, mas acaba se sentindo muito frustrado quando não é retribuído. Geralmente é um cara tranquilo, que vai preferir sempre fugir das brigas do que entrar em conflito com outras pessoas.



Comentários (28)

regio comentou:

Ouvi dizer que silva tem origens Hebréia. será verdade.

elias silvsa santos comentou:

Na origem da palavra, silva remete a um termo de lingua germanica (silvas/silver/silber=prata). nada contra a nação e o idioma latinos, mas Silva é nome germanico. Dá se o ragumento de que armadura do baão é de cor metalica, e que os Silva eram um povo templario que ao lado dos Ferraz defenderam a causa do cristianismo. Podemos acreditar de cerrto modo na linhagem silva como de estirpe nobre, por tanto n/ao podemos ser silvicolas. somos um povo industrialista e, como os Santos, muito religiosos. mas n/ao somos portugueses ou Lusos, somos já um anação cosmopolita.

pa comentou:

meu nome significa mel da floresta olha so da natureza nada de poluiçao kkk

SUED comentou:

NÃO TEM MUITA COISA FALANDO SOBRE O NOME SILVA E NÃO DEU PRA EMTEDER DIREITO MAIS VALEU DEU PRA TER NOSSA DO SIGNIFICADO DO NOME SILVA MAIS DEVIA BOTA MAIS COISAS PRA FICA MAIS LEGAL E PRA SABER MAIS SOBRE O NOME SILVA

Daniela Silva Reis comentou:

Tem pouco coisa, nem da pra saber direito..
tem pouca informação
mais valeu
eu tenho dois sobrenosmes fortes SILVA E REIS... kkk

VINICIUS comentou:

QUE @#$%! !!!

Paulo Batista da Silva comentou:

Ouvi dizer que os SILVAS tem a ver com o pássaro Pinta Silgo
ou popularmente conhecido como pinta silva é correto também?

fabio comentou:

fale mais

olinda comentou:

adorei vc