Significado do nome Ágata
Significa bondosa e predispões a criança ao amor. A pessoa assim chamada está sempre pronta a ajudar quem precisa. Seus conselhos, baseados numa intuição aguçada, são muito eficientes.
Significado do nome Ágata
Ágata é um nome do gênero feminino, considerado relativamente comum em determinadas regiões do Brasil, apesar de não aparecer com muita frequência na lista dos nomes mais utilizados do país. Em termos de tradução significa “boa” ou “bondosa”.
Este é um nome que tem origem em uma das línguas mais antigas da humanidade, o grego, a partir da palavra Agathe, derivado da palavra agathós, que quer dizer “bom”. Uma curiosidade com relação a este nome é o fato dela ser utilizado por uma santa na Sicília, sendo que ela teria vivido durante o século III.
A conhecida Santa Ágata foi uma virgem cristã martirizada e que também acabou sendo executada por perseguidores que eram anticristãos. O fato teria acontecido no ano de 251, e ela teria se tornado a padroeira de Catânia (localizada na região da Sicília, na Itália).
Mas uma das personalidades que mais ajudou a tornar popular este nome foi a escritora Agatha Christie, que se tornou uma das autoras de romances policiais mais conhecidas do mundo.
Personalidade das pessoas que se chamam Ágata
As meninas que se chamam Ágata, nos seus primeiros anos de vida, tendem a ter um carisma acima da média, e isso faz com que elas consigam chamar a atenção e sejam ouvidas pelos seus amigos. Em termos de comportamento, tendem a ser mais tranquila, sempre fugindo das brigas que podem acontecer. Costumam também serem bastante obedientes, sempre perguntando para sua mãe o que ela deve fazer.
Depois de adultas, as mulheres que se chamam Ágata tendem a serem vistas como amantes fervorosas, que se dedicam bastante para os seus parceiros. Também gostam muito de participar de eventos sociais, portanto estão sempre procurando ficar perto dos seus amigos, sempre abertas para fazer novas amizades.