Significado do nome Catarina
Significa pura e revela uma pessoa rigorosa consigo mesma e com as outras. Tende a bancar a moralista e a dominadora, mas seu pioneirismo e sua criatividade compensam este autoritarismo e lhe dão condições de alcançar seus ideais e financeiros.
Significado do nome Catarina
Catarina é um nome do gênero feminino que já era utilizado com uma certa frequência no Brasil mesmo antes de termos um estado batizado como Santa Catarina. Aliás, este sempre foi considerado um nome perfeito para santidades, uma vez que o seu significado pode ser “pura” ou “casta”.
Catarina é um nome que teve origem no grego Aikaterhíne, que deriva da palavra katharós, que significa "pura, casta". Em termos gerais, este nome teve o seu primeiro registro encontrado na Inglaterra no ano de 1100, e rapidamente se tornou bastante popular no século XV, sendo que dependendo da época ele pode ser encontrado com grafias diferentes.
Mas o nome se tornou realmente popular em virtude da influência de uma santa semilendária vivida no século IV na cidade egípcia de Alexandria. De acordo com as histórias que se contam de Santa Catarina, era foi torturada em uma roda pelo fato de não ter aceito participar de cerimônias pagãs.
Personalidade das pessoas que se chamam Catarina
As meninas que são batizadas com o nome de Catarina, nos seus primeiros anos de vida, tendem a desenvolver traços de liderança muito antes que outras crianças. Portanto, elas acabam se tornando espécies de referências dentro do grupo, e costumam ditar as regras e brincadeiras que serão realizadas. Além disso, são meninas que costumam gostar muito de se divertir.
Já depois de adultas, as mulheres que se chamam Catarina costumam ter muitos amigos, valorizando bastante a sua vida social. Acabam tendo determinados problemas com limites que são impostos por elas mesmos, e isso pode causar sérios problemas durante a vida. Mas geralmente são reconhecidas como pessoas honestas, o que sempre acaba sendo um ponto ganho na vida.