Significado do nome Conceição
De origem religiosa, é mais usado como parte do nome composto Maria da Conceição. Indica uma pessoa racional e objetiva. Em vez de sonhar, ela prefere se manter ligada à realidade, para não se decepcionar depois. Se quiser ser feliz, precisa vencer essa tendência.
Significado do nome Conceição
Conceição é um nome do gênero feminino, que já esteve entre os mais utilizados pelos brasileiros no momento de batizar suas filhas, mas que nas últimas décadas acabou sendo um pouco deixado de lado. Em termos de significados, pode ser traduzido como “fruto”, “concepção”, “fecundação”.
O nome teria surgido a partir do latim conceptus, que quer dizer “fruto” ou “concepção”. Portanto, é uma alcunha que foi atribuída à Virgem Maria, como Nossa Senhora da Conceição. Está relacionado com a “imaculada concepção de Jesus Cristo”, já que Maria foi isenta do “pecado original”.
Este nome acaba sendo bastante utilizado como um nome composto, sendo utilizado junto a nomes como Maria, por exemplo. Ele também pode ser encontrado como um nome de família, especialmente em determinados países da Europa.
Personalidade das pessoas que se chamam Conceição
Quando ainda são crianças, as meninas que são batizados com este nome adoram chamar a atenção, portanto eles estarão sempre fazendo qualquer coisa para atrair os olhares dos convidados e dos próprios familiares. Também adora ser reconhecido, especialmente na escola. Não costuma fazer manha e detesta ficar doente, portanto vai fazer de tudo para ficar bem logo e se recuperar.
Depois de adultos, as mulheres que se chamam Conceição adoram se aventurar nos mais variados aspectos da sua vida. Por isso, nem sempre s sentem bem quando estão diante de uma atividade que acabe fazendo com que ela se torne muito presa aos outros. Também gostam de viver intensamente determinadas experiências da vida, especialmente as amorosas.