Significado do nome Rita
Diminutivo de Margaret, ou do italiano Margherita (Margarida). Faz alusão a determinadas atitudes relacionadas com a tenacidade e com a força de vontade. É próprio de pessoas que se sacrificam ao extremo quando estão convictas de que há uma razão para isto.
Significado do nome Rita
Rita é um nome do gênero feminino, considerado bastante comum em diversas regiões do Brasil. Pelo fato de se tratar de um nome pequeno, composto por duas sílabas, muitos ainda pensam se tratar de um apelido, mas é um nome completo. Pode ser traduzido como “pérola”, “criatura de luz”, “iluminada”.
De fato, a origem deste nome está atrelada ao diminuitivo de uma outra alcunha, Margherita, que deu origem à Margarida, a partir do grego margarítes, do latim Margarita, que quer dizer literalmente “pérola”. Mas este nome nunca foi popular no mundo, sendo mais conhecido apenas em determinadas regiões da Europa.
Existe uma linha de pesquisa que afirma que este nome foi tomado empresado pelos gregos do persa murvarid, murwari, que significa “criatura de luz”, por extensão, “iluminada”. Mas, em ambos os casos, este nome foi utilizado para definir uma mulher forte e com uma presença importante em seu meio.
Personalidade das pessoas que se chamam Rita
Nos seus primeiros anos de vida, as meninas que são batizadas com o nome de Rita costumam ser dinâmicas e determinadas. Portanto, mesmo tendo pouca idade, elas rapidamente vão saber o que querem, e não vão desistir até conseguirem. Além disso, elas gostam de chamar a atenção e costumam desenvolver habilidades relacionadas as artes performáticas.
Depois de adultas, as mulheres que se chamam Rita geralmente são apaixonadas pela vida e pelas pessoas como um todo. São aquelas que costumam se entregar diante de uma causa, mas costumam sofrer quando não encontram o mesmo em outras pessoas. São vistas pelos amigos e familiares como um porto seguro.