Topo

Significado do nome Juliana


Nome feminino derivado de Júlio, que com o tempo passou a significar uma pessoa cheia de juventude. Julius, na realidade, era o nome de uma família célebre da antiga Roma e também significava algo como "barba rala", comum nos meninos adolescentes. Por isso, quando esse nome evoluiu e se transformou através da história, passou a ser associado à juventude. A versão feminina Juliana se tornou comum na Itália no século 16. E a santa Juliana de Falconieri é festejada no dia 18 de junho.

(significado e origem do nome Juliana já foi acessado por 26254 pessoas)

Significado do nome Juliana

Juliana é um nome do gênero feminino e que acabou se tornando bastante comum em diversos países, incluído o Brasil. Uma das principais particularidades deste nome é o fato dele ser encontrado nas mais variadas grafias, dependendo do país e da região. Em termos de significado, este nome pode ser traduzido como “macia”, “fofa”, “jovem” ou “filha de Júpiter”.

O nome Juliana acabou surgindo como uma variante feminina do nome Juliano, que por sua vez teve origem imediata no nome Júlio, considerado um dos mais populares durante a Roma Antiga. Apesar do nome ser bastante conhecido, a origem do nome Júlio ainda é considerada incerta.

Mas o mais provável é que o nome Júlio tenha surgido a partir do latim Julius, a partir do grego ioulos, que quer dizer “barba rala, felpuda, macia”, em referência aos pelos faciais dos adolescentes masculinos e, por isso, também é atribuído o significado de “jovem, jovial”.

Personalidade das pessoas que se chamam Juliana

Quando crianças, as meninas que se chamam juliana geralmente são vistas como bastante ativas e que gostam de fazer uma boa bagunça. Elas gostam de brincar o tempo todo, sendo que em muitos casos pode até deixar seus pais preocupados. Ela também gosta de se virar e fazer tudo sozinha, não gostando de depender dos outros para andar.

Algumas das características seguem depois que a Juliana se torna uma adulta, especialmente com relação ao sentimento de liberdade. É uma mulher que gosta bastante de extravasar toda sua energia, que possui de sobra.

Significado do nome Juliana


Comentários (82)

juliana comentou:

nois somos as melhores pessoas julianas

Juliana Artemisia Primo Viana comentou:

Amo meu nome , amo ser JULIANA .

JULIANA cORREIA comentou:

Um beijo para toda as Jujus que se sentem Lindas e bem amadas... Afinal, JULIANA não é pra qualquer pessoa!!!
bjs...de JUJU para JUJUS=)

juliana gloria comentou:

oi meu nome e juliana ele e lindo e tenho 10 anos
PARA QUEM NAO SABE A ORIGEM E: LATINA
SIGINIFICADO AQUELA QUE PERTENCE A JULIO,OU MACIA FOFA JOVEN OU FILHA DE JUPITER
BEIJOS PARA TODAS A JUJUS

Juliana Melo comentou:

Eu adoro meu nome principalmente porque foi minha mãe que escolheu.

juliana comentou:

sou juliana e tb adoro meu nome

Juliana comentou:

Amo meu nome ele é mt fodastico e tds as Julianas são fodasss

juliana comentou:

Sou juliana! Amo o meu nome! por ser juliana' sou carinhosa, gostosa, fodavel, por ser juliana tenho capacidade romantica.

Juliana Bauken dos Santos comentou:

Eu adoro o meu nome a minha mãe colocou esse nome em mim porque a minha vó paterna era julia eu gosto do meu nome

Juliana comentou:

Adoro meu nome um abraço para todas a ju, juli. Beijos:-D