Topo

Significado do nome Lúcia


Feminino de Lúcio, latim, luz. Nome que significa preocupação pelos outros e por tudo que a rodeia. Pessoas que valorizam a amizade e a solidariedade. Costumam estar sempre dispostas a prestar toda a espécie de ajuda a quem solicita.

(significado e origem do nome Lúcia já foi acessado por 42589 pessoas)

Significado do nome Lúcia

Lúcia é um nome do gênero feminino, que pode ser encontrado com bastante frequência nos mais variados estados brasileiros. Ele pode ser apresentado também em outras versões, como sem o acento em cima da letra U. Este nome pode ser traduzido como “a luminosa”, “a iluminada” ou "aquela que nasceu com a manhã".

Lúcia foi criado como uma variante feminina do nome Lúcio, que por sua vez surgiu a partir do latim Lucius, derivado dos elementos lyke, luc, luk, que deram origem a palavra em latim lux, que significa “luz”, por extensão “a luminosa”. Portanto, este nome geralmente era bastante utilizado por fazer referência a luz de um modo geral.

O nome acabou se tornando mais popular na Inglaterra, por volta do século XII, sendo que anteriormente era utilizado como Lucy ou Luce. Depois este nome acabou passando por uma série de adaptações, até se tornar Lúcia. Um fato curioso sobre este nome é que muitas crianças que nasciam durante a madrugada acabavam se chamando Lúcio ou Lúcia.

Personalidade das pessoas que se chamam Lúcia

As meninas que são batizadas com o nome Lúcia geralmente acabam se destacando de outras crianças por serem bastante corajosas. Elas adoram enfrentar um bom desafio e gostam sempre de testar os seus limites. Isso pode causar uma série de problemas, uma vez que os pais devem sempre estar de olho no que elas estão aprontando.

Já depois de adultas, as mulheres que se chamam Lúcia costumam ser muito criativas, e gostam de trabalhar com atividades onde essa sua atribuição seja valorizada. Esta é uma mulher que também costuma ser autoconfiante, mas pode ser difícil de lidar em ambientes de trabalho.

Significado do nome Lúcia


Comentários (48)

M Lucia comentou:

Fiquei impressionada com o que significa meu nome. So sabia que era luz mas nao o resto do que se diz. Meu marido constuma dizer que eu me preocupo com tudo e todos e eh assim que eu sou. Agora esta explicado. Gostei de descobrir isso. Sou assim mesmo. Sofro por tudo e todos e sempre procuro ajudar. Minha mae me deu este nome porque queria que eu fosse "sabida", sera que ela acertou? kkkkk Mas eu gosto muito do Lucia.

Lúcia comentou:

Sim
A descrição corresponde ao que se relata.
Somos doadoras mesmo, mas com o passar dos meus 75 anos aprendi e compreendi que é necessário aprender e compreender como receber também. Temos dificuldades em ser receptivas, talvez por orgulho de nos acharmos muito auto suficientes.

Lúcia Cândida comentou:

Agora entendo , porque é que passo por tudo isso, no final vo alcançar os meus objetivos!
Amei o significado e mi descreve bastante

luciawamusse comentou:

Eu também sou assim mesmo sempre com as mãos abertos para ajudar os outros. Mas si for eu a procura de ajuda no tenho ninguém e isso mi dói tanto

Lucia comentou:

Lucia o mas triste pra mim, tou pronta pra ajudar e ninguém ta proximo pra ajudar-me. Isso me magoa mas tou disponivel pra ajudar. Iluminamos os outtros e a nos mesmos nada...

sibele comentou:

realmente combinou com minha mae

lucia comentou:

nossa esse significado amei,poi me descreve, blema esse nome primeiro antes de alcancar seus objectivos sofre muito, adorei o significado do meu primeiro nome.

Lucia helena comentou:

Descreve exatamente oque eu sou ajudadoura sempre. emuito mais. lindo Amei.

lucia xavier comentou:

adorei saber o ke significa o meu nome e tudo isso e precioso e luz e raro
damos tudo pelos outros e elos não nos correspondem

Ana Lucia cardoso comentou:

Eu amo este nome, e eu sou exatamente assim.